fotos-3

SOLANCIS celebra 50 anos

SOLANCIS celebra 50 anos, abrindo as suas portas a cerca de 600 pessoas.

A SOLANCIS celebrou no passado dia 12 de Setembro, 50 anos.

De uma empresa de extração de pedra e produtora de lancis, a uma das Empresas mais avançadas na Europa em extração e transformação de Pedra Natural, a SOLANCIS celebrou os seus 50 anos, com uma cerimónia onde juntou parceiros, clientes e amigos, e com uma mostra da fábrica e das suas pedreiras.

Entre eles, clientes de diversos países e instituições que fizeram parte integrante dos oradores como o presidente do IAPMEI – Dr.Nuno Mangas, COTEC – Eng. Jorge Portugal, ASSIMAGRA – Presidente Telmo Silva e Vice-presidente Miguel Goulão, PNSAC – Dra Maria de Jesus Fernandes, IPLEIRIA – Vice Presidente Nuno Rodrigues, entre outros.

A motivação para esta “abertura”, foi aliar os 50 anos à mostra do que foi realizado no âmbito do recente Projeto de Investimento de Inovação – “Manufacturing the future”.

O projeto “Manufacturing the Future” encontra-se agora a dar os seus resultados e a SOLANCIS encontra-se preparada para consolidar e enfrentar todos os desafios da Pedra Natural a nível Mundial.

Nesta comemoração, a fábrica foi palco de um itinerário, inspirado nos cenários das exposições.

A partir do Ponto 1, todos os visitantes puderam conhecer as novas tecnologias a trabalhar, a automatização funcional e a organização integrada de todos os processos, até ao produto final. Um exemplo de resultado do investimento realizado em tecnologia, é as fachadas 3D ventiladas.

No último ponto de paragem, os visitantes puderam conhecer uma exposição de projetos recentes como Fachadas 3D com diversos sistemas de fexação, uma fachada de pedra com luz integrada, com pedra aquecida e ainda uma banheira sensorial, que, liga a água com um sensor.

Com um investimento de mais de 6 Milhões de Euros, esta aposta no Futuro estendeu-se também às pedreiras da Empresa, tendo sido apresentado os resultados do Projeto em filmes durante as comemorações dos 50 anos.

Questionado sobre o Projeto, o CEO da Empresa, Samuel Delgado refere: “desde 2015 que nos encontramos a investir no aumento da capacidade de produção da Fábrica e das Pedreiras, através do aumento do grau de automatização e de organização em torno da tecnologia, que integre todas as atividades. Este investimento apoiado pelo IAPMEI e agora a ser apresentado, já nos está a permitir produzir mais e melhor, em menos tempo, e principalmente com menos custos: energéticos, poupança de matéria-prima e maior segurança. Sinto que neste momento, e complementando com investimentos em Investigação e Desenvolvimento, conseguimos responder a qualquer desafio de Mercado”.

PROJETO N.o POCI-02-0853-FEDER-015076- Projeto “Manufacturing the Future”