“Desde a entrega de prémios arquitetura à celebração em conjunto do mérito da excelência dos profissionais do nosso sector, foi uma gala cujo principal objetivo foi homenagear e criar a possibilidade de partilha de muitos momentos de promoção da pedra portuguesa.”, sublinhou Célia Marques, vice-presidente da ASSIMAGRA Os Prémios StonebyPORTUGAL estavam distribuídos em três categorias: Arquitetura, Espaço Público e Inovação. Na primeira categoria saiu vencedor o projecto IESE Business School, elaborado pelo gabinete de arquitetura Sancho Madridejos – Architecture Office. A pedra e produção ficou a cargo da da empresa Solancis.
O PRR continua a chegar às empresas e à indústria. A empresa que visitei na Benedita, a Solancis, de um setor tradicional, soube introduzir inovação e conhecimento. Com o PRR as empresas estão a apostar na idigitalização, potenciando a sua capacidade de crescimento. Os indicadores de 2022, com um crescimento da economia de 6,7%, e níveis máximos de exportações, dão-nos confiança para encarar o futuro. Não podemos parar. É, por isso, decisivo continuarmos focados na boa execução do PRR.
Mais uma vez constatei no terreno que o PRR está também a chegar às empresas e à indústria. A empresa que visitei hoje na Benedita, a Solancis, de um setor tradicional e referência nas exportações da indústria portuguesa, soube introduzir inovação e conhecimento. Com o PRR, tal como centenas de outras empresas, está a apostar na digitalização, potenciando a sua capacidade de crescimento. Enfrentamos tempos exigentes. Mas mas os indicadores de 2022, com um crescimento da economia de 6,7%, dos maiores de sempre, e níveis máximos de exportações, dão-nos confiança para encarar o futuro. Não podemos parar. É, por isso, decisivo continuarmos focados na boa execução do PRR. Benedita, 7 de fevereiro 2023.
António Costa visitou esta terça-feira, 7 de fevereiro a nossa associada Solancis SA, líder da Agenda Verde do Setor da Pedra Natural – Sustainable StonebyPortugal, juntamente com a Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, o Secretário de Estado Adjunto, António Mendes, e o Secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio.
Categoria Arquitetura: Prémio entreque pelo Sr. Secretário de Estado da Internacionalização, Dr Bernardo Ivo Cruz, ao projeto: IESE BUSINESS SCHOOL, do gabinete de arquitetura Sancho Madridejos – Architecture Office: pedra e produção – solancis_sa
Com o Sr Primeiro Ministro na SOLANCIS, líder da agenda PRR Sustainable Stone Portugal. Investimento de 55 milhões por 52 entidades das quais 33 empresas e 12 entidades de investigação e inovação.
Uma pedreira na aldeia do Codaçal, no concelho de Porto de Mós, serviu de tela para a participação do pintor muralista Jorge Charrua no âmbito do evento de arte pública Stone Art, que captou a atenção do autor. Fotografia: Vasco Barbosa
O Primeiro-Ministro António Costa esteve no passado dia 7 na empresa Solancis, na Benedita, líder da Agenda Verde do Setor da Pedra Natural – Sustainable Stone by Portugal, agenda com um investimento total de 53.824.168,36 euros e participação de mais de 50 parceiros.
O Instituto Superior de Gestão esteve presente, no dia 07 de fevereiro, no encontro de entidades que promovem o projeto Sustainable Stone by Portugal, que contou com a ilustre presença do Senhor Primeiro-Ministro de Portugal, Dr. António Costa. O Diretor do ISG, Professor Doutor Miguel Varela e o Docente e investigador do ISG, Professor Doutor Agostinho da Silva estiveram em representação da nossa instituição. O Sustainable Stone by Portugal – Agenda Mobilizadora promovida pelo Cluster dos Recursos Minerais envolve 50 entidades e é liderada pela Solancis, de Alcobaça. A valorização da pedra natural para um futuro digital, sustentável e qualificado é a designação da Agenda Mobilizadora promovida pelo Cluster dos Recursos Minerais, com um investimento previsto de 53,8 milhões de euros. Submetido a apoios do Plano de Recuperação e Resiliência, tem como principal objetivo “potenciar o relevante trabalho mobilizador e agregador que tem sido realizado no contexto do sector da pedra natural, para a criação de uma nova geração de produtos e processos produtivos, fortemente disruptivos e inovadores’. O projeto tem a duração estimada de 36 meses, com início previsto para janeiro de 2024 e término em 31 de dezembro do mesmo ano. O ISG pertence às 13 das 50 entidades envolvidas no sistema científico e tecnológico, universidades e politécnicos.
We would like to thank everyone who attended our International Symposium, “New Construction with Stones”! It was an amazing event, with 117 people on-site and 300 tuning in online. Universidade da Beira Interior – UBI, in collaboration with ACPMR – Associação Cluster Portugal Mineral Resources co-organized the symposium. Covilhã Município joined us in the opening session. We also want to extend our thanks to our amazing keynote speakers Addrienn Tomor from The Bartlett School of Sustainable Construction, Pierre Bideaud from The Stonemasonry Company Limited and Giuseppe Fallacara Chirico from the Politecnico di Bari. The Symposium was made possible by the support of our partners, including Universidade de Évora, Fravizel, Solancis SA, CEI – Companhia de Equipmentos Industriais, Lda., Granitos Cunha, Assimagra – Recursos Minerais de Portugal and Município de Pinhel. The event was part of the INOVC + project, which was co-financed by Portugal 2020, Centro 2020 and Regional Development. We are also grateful for the funding support of FCT-Fundação para a Ciência e Tecnologia. And a special thanks to the Covilhā Museus, which provided us with a guided tour of the historic centre of Covilha. Thank you all for your participation and support!