Por administrador

InovMINERAL 4.0

Com o Projeto Mobilizador InovMINERAL 4.0, pretende-se continuar o caminho iniciado em 2004, fazendo uso da fertilização cruzada bem-sucedida entre os setores de desenvolvimento tecnológico e das rochas ornamentais, operacionalizado através dos Projetos Mobilizadores Jetstone, InovSTONE e InovSTONE4.0.

A contribuição destes Projetos Mobilizadores foi decisiva para que existam hoje em Portugal empresas geradoras de produtos em rocha ornamental das mais avançadas do mundo, bem como empresas inovadoras e competitivas internacionalmente que fabricam equipamentos específicos para a extração e transformação da pedra natural. Esta evolução, que também se expressa por uma incontestável subida na cadeia de valor, foi acompanhada por alterações substantivas de muitas práticas industriais, traduzindo maior consciência coletiva quanto à responsabilidade social e ambiental das empresas. O Cluster Portugal Mineral Resources tem proporcionado muitos dos meios necessários à transferência de conhecimento e à gestão das capacidades emergentes dos vários consórcios estabelecidos.

O objetivo geral do projeto consiste na inovação e reorientação dos modelos industriais que sustentam o Setor dos Recursos Minerais através do desenvolvimento de tecnologias avançadas, novos produtos e software que respondam a toda a cadeia de valor: prospeção e pesquisa mineral, valorização integrada dos recursos minerais e ganhos de quota de mercado.

O projeto procura convergir as Estratégias de Lean Manufacturi e Green Building, dotando o Setor dos Recursos Minerais com conhecimento de base (geocientífico e tecnológico) e específico que permita a introdução de novas práticas e soluções orientadas para a eco-eficiência de processos e produção mais limpa, expandindo de forma proactiva os padrões de responsabilidade social.

O InovMINERAL4.0 segue a lógica já testada com sucesso em Projetos anteriores de IDI em Co-promoção e Mobilizadores promovidos por Entidades e Empresas do associadas ao Cluster Portugal Mineral Resources.

Pode encontrar mais informações acerca deste projeto aqui.